Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias, nascida em Campo Grande/MS em 06 de julho de 1954, formou-se em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Antes de iniciar sua carreira política, atuou como empresária no setor agropecuário e ocupou diversos cargos em entidades de classe ligadas ao agronegócio.
Tereza Cristina iniciou sua carreira política em 2007 como secretária de Desenvolvimento Agrário da Produção, da Indústria, do Comércio e do Turismo de Mato Grosso do Sul durante o governo de André Puccinelli (MDB). Ela foi uma das lideranças que defenderam a aprovação do Projeto de Lei 6.299, que flexibiliza as regras para fiscalização e aplicação de agrotóxicos no país.
Em 2010 foi eleita deputada estadual pelo Mato Grosso do Sul pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2014, já filiada ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), foi eleita deputada federal pelo Mato Grosso do Sul com 75.149 votos e reeleita em 2018 com 75.068 votos pelo DEM.
Em 2019, Tereza Cristina foi nomeada Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento pelo presidente Jair Bolsonaro. Entre suas principais realizações como ministra, destacam-se:
Em 2022, foi eleita senadora pelo Mato Grosso do Sul pelo Partido Progressista (PP) com 519.251 votos.
Durante seu mandato como deputada federal, Tereza Cristina se destacou por sua atuação em pautas relacionadas ao agronegócio. Entre suas principais atuações, destacam-se:
Em 2016 foi uma das deputadas federais que votou a favor do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Votou favoravelmente a diversas reformas econômicas, como na PEC que instituiu a Regra do Teto de Gastos em 2016 e a Reforma Trabalhista em 2017.
Já no Senado Federal, destacou-se por ser:
Em 2023, votou contra a Reforma Tributária. Destacou-se como uma das principais articuladoras do Marco Temporal. Atualmente é líder do PP no Senado Federal.
Tereza Cristina recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 7,93 pontos, sendo a 1º parlamentar do Mato Grosso do Sul e a 15º na colocação geral.
© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.