Eduardo Girão
NOVO

Eduardo Girão

Senador - CE

8,93

Pontos

3°

Geral

de 581

1°

CE

de 25

NOME CIVIL:

LUIS EDUARDO GRANGEIRO GIRÃO

TELEFONE:

(61)

Bola Dentro e Bola Fora

Avaliação popular

Megafone

AVALIE ESSE(A) PARLAMENTAR

4,06 de 100 avaliações
* A avaliação e os comentários não interferem nos pontos dos parlamentares.
5
66%
4
13%
3
1%
2
1%
1
19%
  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Eduardo Girão possui uma trajetória diversificada, com experiência empresarial nas áreas de hotelaria, transporte de valores e segurança privada. Em 2004, fundou a Associação Estação da Luz, uma entidade sem fins lucrativos que atua na área social e é responsável por produções audiovisuais do cinema brasileiro. Além disso, assumiu a presidência do Fortaleza Esporte Clube em 2017.

Nas eleições de 2018, Eduardo Girão foi eleito senador pelo Ceará, sendo seu primeiro cargo político, com um total de 1.325.786 votos. Desde então, ele tem se destacado por criticar frequentemente decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ele é conhecido por defender a chamada ""CPI da Lava Toga"", que seria uma comissão parlamentar de inquérito destinada a investigar supostos crimes cometidos por membros do Poder Judiciário.

Em março de 2021, Girão foi autor de um requerimento pela instalação de uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) no Senado Federal para investigar o uso de recursos federais destinados ao combate à pandemia de COVID-19 no Brasil, abrangendo tanto a União quanto estados e municípios. Esse requerimento recebeu o apoio de 45 senadores e, em abril do mesmo ano, a CPI foi oficialmente criada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG), unindo o pedido de Girão ao pedido anterior do senador Randolfe Rodrigues, que focava na investigação exclusiva do governo federal.
Em 2023 decidiu filiar-se ao Partido Novo, tornando-se o primeiro senador da história da legenda.Eduardo Girão tem uma carreira política recente, mas já se destaca por sua atuação crítica em relação a decisões do STF e pela defesa de investigações parlamentares.

Reconhecimentos

Eduardo Girão recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 8,36 pontos, sendo o 1º parlamentar do Ceará e a 10º na colocação geral.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2020 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.