José Vitor de Resende Aguiar, conhecido como Zé Vitor, nasceu em 1 de novembro de 1984 em Araguari (MG). É engenheiro agrônomo, com formação superior em agronomia pela UFU (Universidade Federal de Uberlândia), e atuou como perito ambiental do Ministério Público de Minas Gerais antes de ingressar na vida política.
Zé Vitor iniciou sua trajetória política como secretário municipal de Trabalho e Ação Social (2009), depois secretário municipal de Meio Ambiente (2011–2012) em Araguari, e ainda atuou como professor de agronomia entre 2013 e 2016. Em 2016, fundou o movimento “Reaja, Minas!” e foi, de 2017 a 2018, superintendente regional de Meio Ambiente na SUPRAM (Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba).
Foi eleito deputado federal em 2018, com 32.833 votos pelo Partido da Mobilização Nacional (PMN). Em 2022, foi reeleito com 152,7 mil votos, resultado de uma atuação parlamentar efetiva.
Sua trajetória política e suas posições em relação ao meio ambiente e à agricultura o tornam um representante relevante no cenário político brasileiro, especialmente nas discussões sobre questões rurais e sustentabilidade.
Zé Vitor rapidamente destacou-se na Câmara. Como presidente da Comissão de Saúde desde março de 2025, cargo ocupado também em 2023, ele enfatizou a importância da fiscalização e da construção de políticas públicas eficientes, especialmente considerando o enorme orçamento direcionado ao setor. Zé Vitor também se engajou em diversas frentes parlamentares, Agropecuária, Ciência e Tecnologia e Comissão Externa sobre Brumadinho e participou de missões internacionais, incluindo COP25 em Madri, missão na Ásia sobre abertura de mercados agropecuários, além de eventos na Suíça, Alemanha, Reino Unido e Nova York com foco em meio ambiente, bioenergia e inovação.
Desde o primeiro mandato, assumiu compromissos com pautas socioambientais: foi autor do projeto “Desmatamento Ilegal Zero” e relator da Política Nacional de Energia Renovável. Atuou como relator da Medida Provisória do Emprego (MPV 944) durante a pandemia, destinando recursos para micro e pequenos empresários manterem salários e despesas.
Zé Vitor esteve à frente de importantes relatorias, como a MP do Emprego 944/2020 durante a pandemia, depois a Lei das Ferrovias, a Lei de Concessões Florestais e, mais recentemente, a Lei Geral do Licenciamento Ambiental.
É o autor da Lei dos Bioinsumos e do PL dos Safristas (PL 751/2023), que permite ao trabalhador manter o Bolsa Família e assinar a carteira como um passo de inclusão produtiva.
Zé Vitor recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos em 2023 e em 2024, na ocasião com uma nota de 8,63 pontos, sendo o 1º melhor parlamentar de Minas Gerais e a 5º na colocação geral.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.