Pedro Doshikazu Pianchao Aihara , nascido em Belo Horizonte/MG em 16 de fevereiro de 1993, formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui Mestrado em Direitos Humanos pela mesma instituição. Além disso, se especializou em Gestão de Projetos pela Universidade de São Paulo, em Medidas do Japão para Prevenção de Desastres pela Universidade de Yamaguchi, em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e em Gestão com ênfase em Negócios pela Fundação Dom Cabral.
Tornou-se conhecido por ser o porta-voz do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais durante o desastre-crime do rompimento da barragem em Brumadinho em 2019, o que lhe deu visibilidade em todo o país. Iniciou sua carreira política em 2022, quando foi eleito deputado federal por Minas Gerais pelo Patriota, obtendo 89.404 votos.
Durante seu mandato como deputado federal, Pedro Aihara tem se destacado por sua atuação em pautas relacionadas à segurança pública, defesa civil e meio ambiente. Entre suas principais atuações, destacam-se:
Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
Presidente da Frente Parlamentar em Prol da Prevenção e Atenção às Vítimas de Queimaduras.
Presidente da Frente Parlamentar de Gestão de Riscos e Desastres e Cooperação Humanitária.
Pedro Aihara recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos em 2023 e 2024 com uma nota de 8,45 pontos, sendo o 3º parlamentar de Minas Gerais e a 24º na colocação geral.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.