Pedro Deboni Lupion Mello, nascido em Curitiba em 04 de Junho de 1983. Produtor rural e empresário ligado ao cooperativismo, é graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade, e mestre em Ciências Políticas nas universidades Francisco de Vittoria e Rey Juan Carlos, na Espanha. É, ainda, especialista em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais, com pós-graduação pela Georgetown University, nos Estados Unidos, onde se especializou em Administração Pública e Governança.
É filho do ex-deputado federal Abelardo Lupion, que teve seis mandatos na Câmara e presidiu a Frente Parlamentar da Agropecuária. Pedro também é bisneto do ex-governador do Paraná, Moysés Lupion. Pauta sua trajetória política na defesa dos municípios, dos produtores rurais, do cooperativismo, da segurança pública e das liberdades do cidadão.
É parlamentar pelo Progressistas (PP), casado, pai de três filhos.
Pedro Lupion fez parte da Juventude PFL e sempre defendeu pautas de direita. iniciou sua carreira política como deputado estadual. Foi eleito para seu primeiro mandato em 2010, com 37.304 votos. Assim que chegou à Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEPR), assumiu a liderança do bloco defensor da agropecuária na Casa, e a vice-presidência das comissões de Agricultura e da Juventude.
Também foi presidente da Comissão Temporária para alterar o Regimento Interno, na qual seguiu em seu segundo mandato como deputado estadual - para o qual se reelegeu, em 2014, com 65.580 votos. Entregou o novo regimento da Casa, presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, e foi Líder do Governo da Gestão Cida Borghetti.
Em 2018, alçou voo até Brasília, ao se eleger deputado federal com 92.300 votos. Desde 2019 integra a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), na qual foi Coordenador de Política Agrícola, Coordenador Institucional e Coordenador Político na Câmara dos Deputados antes de ser eleito Presidente da bancada.
Além da FPA, integra desde 2019 a Frente Parlamentar do Cooperativismo (FRENCOOP). Presidiu, por dois anos, a Frente Parlamentar Mista do Biodiesel (FPBIO). Reativou e presidiu o Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-Espanha no Congresso Nacional.
Foi vice-líder do governo Jair Bolsonaro no Congresso Nacional e também presidiu a Frente Parlamentar em Defesa das Pequenas Centrais Hidrelétricas e Centrais Geradoras (PCH/CGH).
Pedro Lupion é o presidente da FPA, a principal do Congresso Nacional, com cerca de 350 deputados e senadores. Ele foi eleito em 2023 para um mandato de dois anos, e reconduzido por unanimidade pelos seus pares no fim de 2024. Assim, tornou-se o primeiro parlamentar reeleito pela bancada na história.
Ele é autor de dois textos de leis que desburocratizaram o acesso ao crédito rural no país - as Leis do Agro 1 e 2 (Lei 13.986/2020 e Lei 14.421/2022). Relatou vários projetos voltados aos produtores rurais, como o do autocontrole da produção (PL 1293/21).
Em 2024, Lupion com a FPA e a Frencoop atuaram pelo reconhecimento do ato cooperativo na regulamentação da Reforma Tributária (PLP 68/2024), aprovado no Congresso Nacional. Não mediram esforços para que as especificidades do setor cooperativista – voltadas para o benefício dos associados e da comunidade – fossem respeitadas.
Como presidente da FPA, trabalhou pela aprovação da Lei do Marco Temporal de Terras Indígenas e pelo Marco dos Defensivos Agrícolas, projetos que tramitaram, respectivamente, por 16 e 24 anos no Congresso Nacional.
Pedro Lupion recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 7,38 pontos, sendo o 3º melhor parlamentar do Paraná e a 71º na colocação geral.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.