Pedro Lupion
PP

Pedro Lupion

Deputado Federal - PR

8

Pontos

20°

da Câmara

de 481

1°

PR

de 29

NOME CIVIL:

PEDRO DEBONI LUPION MELLO

TELEFONE:

(61) 3215-5812

Avaliação popular

Megafone

AVALIE ESSE(A) PARLAMENTAR

3,85 de 13 avaliações
* A avaliação e os comentários não interferem nos pontos dos parlamentares.
5
54%
4
8%
3
23%
2
0%
1
15%
  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Pedro de Oliveira Lupion, nascido em Curitiba/PR em 21 de janeiro de 1986, formou-se em Direito pelo Centro Universitário Curitiba (UniCuritiba). Graduado em Comunicação Social com ênfase em Publicidade. Além disso, possui especialização em Comunicação Política e Campanhas Eleitorais pela Georgetown University, nos Estados Unidos, e especialização em Administração Pública e Governança pela George Washington University, também nos Estados Unidos.

Pedro vem de uma família tradicional na política, sendo filho do ex-deputado federal Abelardo Lupion, bisneto ex-governador do Paraná Moisés Lupion e tetraneto de Telêmaco Borba, que também foi deputado estadual do Paraná. Antes de iniciar sua carreira política, Pedro Lupion trabalhou no setor agropecuário e foi presidente da Sociedade Rural do Paraná.

Carreira política

Pedro Lupion iniciou sua carreira política em 2010, quando foi eleito deputado estadual pelo Paraná pelo Democratas (DEM), obtendo 52.418 votos. Foi reeleito deputado estadual em 2014 com 67.748 votos. Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Paraná com 105.168 votos, e reeleito em 2022 com 156.510 votos. Atualmente, é filiado ao Partido Progressista (PP).

Atuação no Congresso Nacional

Durante seu mandato como deputado federal, Pedro Lupion tem se destacado por sua atuação em pautas relacionadas ao agronegócio, desenvolvimento rural e políticas públicas voltadas para o setor agrícola. Entre suas principais atuações, destacam-se:

  • Membro da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, onde tem atuado na análise de projetos de lei relacionados ao desenvolvimento do setor agropecuário.
  • Relator do PL 2633/2020, que trata da regularização fundiária no Brasil.
  • Relator do PL da Sanção aos invasores de terra, aprovado pela Câmara em 2024.

Pedro Lupion também foi um dos principais articuladores da aprovação do novo marco regulatório para o licenciamento ambiental, que busca simplificar e agilizar os processos de licenciamento, garantindo segurança jurídica para os produtores rurais e investidores. Também articulou-se para aprovar o projeto de lei do Marco Temporal. Votou favoravelmente à reforma tributária em 2023. É presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA).

Reconhecimentos

Pedro Lupion recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, com uma nota de 7,38 pontos, sendo o 3º melhor parlamentar do Paraná e a 71º na colocação geral.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.