Lucas Redecker
PSDB

Lucas Redecker

Deputado Federal - RS

8,48

Pontos

5°

da Câmara

de 500

2°

RS

de 31

NOME CIVIL:

LUCAS BELLO REDECKER

TELEFONE:

(61) 3215-5905

Bola Dentro e Bola Fora

Avaliação popular

Megafone

AVALIE ESSE(A) PARLAMENTAR

3,32 de 100 avaliações
* A avaliação e os comentários não interferem nos pontos dos parlamentares.
5
42%
4
6%
3
16%
2
14%
1
22%
  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Lucas Bello Redecker, nascido em Taquari/RS em 14 de novembro de 1982, é formado em Administração de Empresas pela Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Antes de iniciar sua carreira política, Lucas Redecker atuou como empresário no setor agrícola e foi presidente da Juventude do PSDB no Rio Grande do Sul. É filho do ex-deputado federal Júlio Redecker, que faleceu no trágico acidente da TAM em Congonhas em 2007. Estudou direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos e medicina veterinária pela Universidade Luterana do Brasil, mas não chegou a concluir os cursos.

Carreira política

Lucas Redecker iniciou sua militância política no Partido Progressista Brasileiro (PPB), se tornado presidente da Juventude Progressista Gaúcha, porém saiu do partido após o pai filiar-se ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB).

Candidatou a prefeito de Novo Hamburgo pelo PSDB em duas oportunidades. Obteve 9% dos votos em 2004, ficando na quarta colocação como cabeça de chapa. Em 2008, concorreu como vice-prefeito na chapa de Jair Foscarini, ficando com 42%.

Em 2010 foi eleito deputado estadual pelo Rio Grande do Sul 69.043 votos, sendo o quinto mais votado naquela eleição e o melhor desempenho do PSDB para a Assembleia Legislativa.

Redecker foi líder de seu partido e se posicionou como oposição ao governo de Tarso Genro (PT), tendo sido presidente a CPI da Energia Elétrica, que visava fiscalizar o abastecimento de energia elétrica no Rio Grande do Sul. Foi reeleito deputado estadual em 2014 com 96.561 votos, sendo o segundo mais votado desta vez. Em seus dois primeiros anos de mandato, licenciou-se para assumir a Secretaria de Minas e Energia do governo de José Ivo Sartori (PMDB). Suas principais agendas foram o incentivo a energias renováveis, por meio do programa RS Energias Renováveis. Também foi responsável pela isenção tributária na produção de energia solar.

Em 2018, foi eleito deputado federal pelo Rio Grande do Sul pelo PSDB com 114.346 votos. Ao final daquele ano, liderou a transição de governo antes de Eduardo Leite (PSDB) assumir o Palácio Piratini. Contribuiu para a prorrogação das alíquotas majoradas do ICMS e aprovação da PEC para permitir privatizações sem plebiscitos, o que facilitou posteriormente a privatização de companhias como a Corsan (Companhia Riograndense de Saneamento) e da Companhia Estadual de Geração de Energia Elétrica (CEEE-G) do Rio Grande do Sul. Em 2022, foi reeleito deputado federal pelo PSDB com 119.069 votos.

Atuação na Câmara dos Deputados

Durante seu mandato como deputado federal, Lucas Redecker tem como principais bandeiras à economia e a pauta energética. Votou a favor da Reforma da Previdência de 2019 e da Reforma Tributária de 2023. Em 2024, foi eleito presidente da Comissão de Relações Exteriores.

Entre suas principais atuações, destacam-se:

Reconhecimentos

Lucas Rececker recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos em todos os anos de seu primeiro mandato (2019-2022). Em 2023, registrou uma nota de 8,55 pontos, sendo o 2° melhor parlamentar do Rio Grande do Sul e o 6° na colocação geral.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.