Arnaldo Jardim
CIDADANIA

Arnaldo Jardim

Deputado Federal - SP

8,29

Pontos

11°

da Câmara

de 495

6°

SP

de 68

NOME CIVIL:

ARNALDO CALIL PEREIRA JARDIM

TELEFONE:

(61) 3215-5245

Bola Dentro e Bola Fora

Avaliação popular

Megafone

AVALIE ESSE(A) PARLAMENTAR

2,76 de 25 avaliações
* A avaliação e os comentários não interferem nos pontos dos parlamentares.
5
36%
4
4%
3
8%
2
4%
1
48%
  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Arnaldo Calil Pereira Jardim, nascido em Altinópolis/SP em 08 de maio de 1955, formou-se em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Foi Diretor no Diretório dos Estudantes da USP; Diretor na União Estadual dos Estudantes em São Paulo; e Representante no Conselho Administrativo junto ao Conselho Consultivo da ARTESP, Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo. Jardim também ocupou cargos relevantes no governo, tendo sido secretário estadual da Habitação entre 1992 e 1993, e integrante da Diretoria Nacional do partido Cidadania. Além disso, ele desempenhou a função de secretário de agricultura e abastecimento do estado de São Paulo de 2015 a 2018.

Carreira política

Arnaldo Jardim iniciou sua carreira parlamentar em 1986, sendo eleito deputado estadual por São Paulo pelo PMDB. Ele foi reeleito por três mandatos consecutivos como deputado estadual. Em 2006, foi eleito deputado federal pelo PPS, hoje Cidadania, e desde então tem sido reeleito sucessivamente, sendo atualmente membro do partido Cidadania. Ele é atualmente deputado federal em seu quinto mandato consecutivo, tendo obtido 113,4 mil votos na eleição de 2022.

Atuação no Congresso Nacional

Os mandatos exercidos por Arnaldo Jardim se caracterizaram por sua abrangência em diversas áreas, abordando temas cruciais como educação, habitação, agricultura e representação parlamentar.

Em 2015, assumiu a presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária, onde tem trabalhado para promover políticas que beneficiem os agricultores brasileiros e o setor agropecuário. Jardim também foi presidente da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, onde liderou discussões sobre o uso racional dos recursos naturais e a preservação da biodiversidade.

Em 2016, votou favoravelmente ao processo de impeachment da então presidente Dilma Rousseff. Nos últimos anos, tem se destacado como um defensor da reforma tributária e da simplificação do sistema fiscal brasileiro. Em 2024, foi relator do projeto de lei conhecido como Combustíveis do Futuro, que cria programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano, além de aumentar a mistura de etanol e de biodiesel à gasolina e ao diesel. Também foi relator da Política Nacional de Resíduos Sólidos, Pagamento por Serviços Ambientais e Debêntures de Infraestrutura, além de autor da Nova Lei do Cooperativismo de Crédito e Fiagros (Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais).

Atualmente é vice-presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) e preside a Frente Parlamentar pelo Brasil Competitivo, do Cooperativismo, da Economia Verde e, também, a Comissão Especial da Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde.

Reconhecimentos

Arnaldo Jardim foi citado em oito edições consecutivas da publicação "100 Cabeças do Congresso Nacional", elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos em 2021 e em 2023, ocasião em que registrou uma nota de 7,36 pontos, sendo o 14° melhor parlamentar de São Paulo e o 78ª na colocação geral.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2024 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.