
Eros Ferreira Biondini nasceu em 20 de maio de 1971, em Belo Horizonte, Minas Gerais. Formou-se em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e fez pós-graduação em Poder Legislativo pela PUC Minas. Além de político, também é cantor católico, apresentador e líder de iniciativas de evangelização, é fundador da Comunidade Mundo Novo, ligada à Renovação Carismática Católica.
Sua trajetória política começa no nível estadual: em 2006 foi eleito deputado estadual por Minas Gerais pelo PHS, atuando em comissões como Turismo e Participação Popular. Em 2010, alçou mandato federal pelo PTB com mais de 208 mil votos e, desde então, tem se mantido no cargo por mandatos sucessivos, alternando filiações partidárias (moveu-se entre PTB, PROS e atualmente PL). Em seu período no governo mineiro, foi nomeado para chefiar a Secretaria de Esportes e Juventude.
No Congresso Nacional, Eros Biondini concentra sua atuação em pautas ligadas à fé, família, liberdade de expressão e valores cristãos, mas também apresenta propostas com alcance mais amplo. Ele é autor do PL 2.676/2021, que instituiu o Dia Nacional do Terço dos Homens, sancionado como Lei nº 14.558 em 25 de abril de 2023. Também propôs o PL 4501/2024, que dispõe sobre a formação de uma Reserva Estratégica Soberana de Bitcoins pelo Governo Federal. Além disso, articula uma Proposta de Emenda à Constituição que reduz a idade mínima para candidatura ao Senado e à Presidência para 30 anos, como parte de sua estratégia de renovação política. Em votações, Eros tem mantido disciplina partidária elevada; por exemplo, em 2024 esteve alinhado com as orientações do partido em cerca de 94,57% das votações que participou.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.