Damares Alves
REPUBLICANOS

Damares Alves

Senador - DF

7,88

Pontos

10°

do Senado

de 81

2°

DF

de 3

NOME CIVIL:

DAMARES REGINA ALVES

TELEFONE:

(61)

  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Damares Regina Alves nasceu em 11 de março de 1964, em Paranaguá/PR. Formada em Direito pela extinta Faculdades Integradas de São Carlos (FADISC).

Em São Carlos, Damares Alves trabalhou na Secretaria Municipal de Turismo, onde atuou na antiga COMTUR (Comissão Municipal de Turismo), durante o governo do prefeito Vadinho de Guzzi. Em 1999, pouco antes de obter seu registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-SP), na subseção de São Carlos, iniciou sua carreira em Brasília como auxiliar parlamentar júnior.

Damares Alves foi pastora na Igreja do Evangelho Quadrangular e na Igreja Batista da Lagoinha, em Belo Horizonte. Além disso, coordenou o "Programa Proteger", um projeto educacional criado por Guilherme Zanina Schelb, procurador regional da República no DF e membro da ANAJURE, (organização da qual Damares foi Diretora de Assuntos Parlamentares), conhecido por defender o projeto apelidado "Escola Sem Partido".

Carreira Política

Em 1995, Damares Alves filiou-se ao Partido Progressista Brasileiro (PPB) e, em 1999, mudou-se para Brasília, onde começou a trabalhar como auxiliar parlamentar no gabinete do deputado Josué Bengtson (PTB-PA), seu tio e pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular. Ao longo de sua carreira, foi assessora parlamentar por seis anos no gabinete do deputado Henrique Afonso (PT), além de ter trabalhado com os deputados Arolde de Oliveira (PSD) e João Campos (PRB), e com o senador Magno Malta (PL). Em 2019, após mais de 20 anos de experiência no Congresso, Damares foi nomeada Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos pelo então presidente Jair Bolsonaro. Entre suas principais realizações como ministra, destacam-se:

Plano Nacional de Enfrentamento ao Feminicídio: Lançado para intensificar o combate à violência contra a mulher, com ações integradas entre diferentes ministérios e investimentos significativos;

Programa Mães do Brasil: Iniciativa voltada à proteção integral à gestante e à maternidade, auxiliando mulheres no exercício da maternidade desde a concepção até o cuidado com os filhos, incluindo a reinserção no mercado de trabalho;

Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino - Brasil pra Elas: Considerado o maior programa de inclusão produtiva de mulheres no país, disponibilizando microcrédito e cursos para incentivar o empreendedorismo feminino.

Em 2022, foi eleita senadora pelo Distrito Federal pelo Republicanos com 644.904 votos.

Atuação no Congresso Nacional

Damares Alves tem se destacado por sua atuação em pautas relacionadas à segurança da infância, a proteção dos direitos das mulheres e a promoção de valores familiares.

Em 2023, apoiou a aprovação da Reforma Tributária.

Entre suas principais atuações, destacam-se:

  • Coautora da PEC 39/2024, que cria regras sobre reclamações disciplinares contra ministros do STF;

  • Coautora do PL 3190/2023, que visa aprimorar e fomentar o microcrédito e as microfinanças;

  • Coautora do PLP 225/2023, que dispõe sobre a concessão de empréstimos com recursos públicos a países estrangeiros.

Reconhecimentos

Damares Alves recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar em 2023 pelo Ranking dos Políticos, sendo a 2ª melhor parlamentar do Distrito Federal e a 42ª na colocação geral. Em 2024, recebeu novamente o prêmio, figurando como a 6ª melhor senadora do Brasil e 2ª melhor senadora no Distrito Federal com uma nota de 8,41..

 

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.