Francisco Danilo Bastos Forte nasceu em 1º de setembro de 1958, em Fortaleza (CE). É formado em Direito pela Universidade de Fortaleza (Unifor), com formação também em Engenharia e apertado vínculo com o movimento estudantil — inclusive na recondução da UNE e como secretário-geral do DCE, atuando ainda no movimento pelas Diretas Já. Assumiu cargos de destaque na gestão pública, incluindo a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) entre 2007 e 2010, período em que promoveu projetos de saneamento, abastecimento de água e controle da doença de Chagas.
Danilo Forte foi eleito deputado federal pela primeira vez em 2010, iniciando seu mandato em 2011. Em 2015, filiou-se ao PSB e depois ao PSDB em 2018, sendo atualmente filiado ao União Brasil. Reeleito em sucessivas eleições, foi um dos deputados mais premiados no Ceará, tendo sido eleito “Melhor Deputado Federal do Ceará” por seis anos consecutivos pelo Prêmio Melhores da Política. Atuou como presidente da Comissão Especial que discutiu um novo Código de Processo Penal e já foi relator da Proposta de Emenda Constitucional para o orçamento impositivo, que reforça a execução obrigatória de emendas parlamentares.
Danilo Forte tem se destacado por sua atuação legislativa dinâmica. Em 2025, foi autor de 57 proposições e relator de 1 projeto. Ele também lidera pautas voltadas ao desenvolvimento econômico e à transição energética, ocupando cargos importantes em comissões estratégicas como titular da Comissão Especial de Transição Energética e Produção de Hidrogênio Verde, da Comissão de Minas e Energia e da Comissão Especial sobre Alteração da Legislação do Imposto de Renda (PL 1087/25), além de atuar como suplente em colegiados como a CCJ, Desenvolvimento Econômico e Inteligência Artificial.
Exerceu a presidência da Comissão de Desenvolvimento Econômico entre março de 2024 e março de 2025, reforçando sua atuação em temas de crescimento sustentável. Em 2025, foi agraciado com o Prêmio Congresso em Foco, categoria “Desenvolvimento e Sustentabilidade”, reconhecimento à sua trajetória na construção de políticas econômicas ambientalmente conscientes. Ele também tem se envolvido em articulações partidárias nacionais, como nas reuniões sobre a consolidação da federação União Progressista (União Brasil + PP) em oposição ao governo no Ceará.
Além disso, fortalece sua plataforma com iniciativas diretas na pauta legislativa, como:
Protocolo de urgência ao Projeto de Lei 1223/2025, que tipifica milícias e facções criminosas como terrorismo, com apoio massivo de colegas parlamentares.
Apresentação do PL 2125/2025, para coibir descontos automáticos de mensalidades de associações na folha de pagamento de aposentados após esquema de fraude no INSS.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.