Moses Rodrigues
UNIÃO

Moses Rodrigues

Deputado Federal - CE

5,31

Pontos

230°

da Câmara

de 496

8°

CE

de 22

NOME CIVIL:

MOSES HAENDEL MELO RODRIGUES

TELEFONE:

(61) 3215-5809

Bola Dentro e Bola Fora

  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Moses Haendel Melo Rodrigues nasceu em Sobral, Ceará, em 6 de junho de 1978. É filho do educador e empresário Oscar Rodrigues e de Lourença Melo Rodrigues. Formou-se no ensino superior e construiu sua trajetória profissional no setor da educação, onde atuou como pró-diretor administrativo do Instituto Superior de Teologia Aplicada (INTA) entre 2005 e 2014, além de dirigir outras instituições de ensino técnico e superior ligadas à sua família. Sua atuação empresarial no campo educacional consolidou sua imagem de gestor e defensor da expansão do acesso à educação no Ceará.

Carreira política

Moses Rodrigues ingressou na política em 2014, quando foi eleito deputado federal pelo então PPS com 147.044 votos, sendo um dos mais votados do Ceará naquela eleição. Posteriormente, migrou para o MDB e atualmente está filiado ao União Brasil. Em 2018 e 2022 foi reeleito, consolidando-se como liderança política no estado e alcançando seu terceiro mandato consecutivo na Câmara dos Deputados. Sua carreira tem sido marcada por pautas voltadas ao fortalecimento da educação e à defesa de políticas públicas para reduzir desigualdades regionais.

Atuação no Congresso Nacional

Na Câmara dos Deputados, Moses Rodrigues ganhou destaque pela forte atuação em educação. Foi eleito presidente da Comissão de Educação em 2023 e, em 2025, designado relator do novo Plano Nacional de Educação (PNE) para o decênio 2024-2034, com a responsabilidade de consolidar as propostas vindas do governo, da sociedade civil, dos estados e municípios. Também foi relator da PEC do pacote fiscal, que tratou de mudanças no abono salarial, no Fundeb e em mecanismos orçamentários como a Desvinculação das Receitas da União (DRU). Entre seus projetos de lei de maior destaque, está a proposta de criação da Universidade Federal da Ibiapaba (PL 5261/2016), voltada à interiorização do ensino superior no Ceará, e sua coautoria em projeto que concede incentivo financeiro a estudantes do ensino médio da rede pública, beneficiando milhões de jovens com auxílio mensal e poupança anual. Essas iniciativas reforçam seu compromisso com a educação, mas também revelam sua atuação em áreas ligadas ao equilíbrio fiscal e à defesa de maior descentralização de recursos para estados e municípios.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.