Tabata Amaral
PSB

Tabata Amaral

Deputado Federal - SP

8,11

Pontos

24°

da Câmara

de 477

9°

SP

de 67

NOME CIVIL:

TABATA CLAUDIA AMARAL DE PONTES

TELEFONE:

(61)

da Educação

  • ANTIPRIVILEGIOS

    ANTIPRIVILÉGIOS Como votou

  • ANTIDESPERDICIO

    ANTIDESPERDÍCIO Presenças & Economia de Verbas

  • ANTICORRUPCAO

    ANTICORRUPÇÃO Processos judiciais

  • OUTROS

    OUTROS

  • TOTAL

Trajetória

Tabata Claudia Amaral de Pontes, nascida em São Paulo/SP em 14 de novembro de 1993, é formada em ciências políticas e astrofísica pela Universidade Harvard, nos Estados Unidos. Foi criada na Vila Missionária, bairro da periferia da cidade. Se destacou aos 12 anos quando estudante na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas em 2005, o que lhe rendeu uma bolsa de estudos no Colégio ETAPA.

A partir de 2007, Tábata representou o Brasil em olimpíadas internacionais nas áreas de química, astronomia e astrofísica. O desempenho acadêmico abriu as portas para ingressar em universidades internacionais de prestígio. Em 2012, recebeu ofertas de bolsas integrais de diversas instituições, incluindo Harvard, Yale, Columbia, Princeton, Pensilvânia e Caltech. Além disso, Tábata também foi aprovada no vestibular da Universidade de São Paulo. Em 2019, quando já deputada federal, foi indicada pela BBC como uma das 100 mulheres mais influentes do mundo. Atualmente, é pré-candidata a prefeitura de São Paulo nas eleições municipais de 2024.

Carreira Política

Em 2014 Tabata atuou como ativista educacional e cofundadora do Movimento Mapa da Educação, uma organização dedicada a melhorar a qualidade da educação no Brasil. Em 2017, fundou o Movimento Acredito, que atuou em pautas de políticas públicas e renovação política. Candidatou-se nas eleições em 2018, quando foi eleita deputada federal por São Paulo pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) com 264.450 votos, sendo uma das deputadas mais jovens e a sexta mais votada do estado. 

Em virtude de ter votado favoravelmente a Reforma da Previdência em 2019, o que gerou controvérsia dentro de seu próprio partido, que requereu sua desfiliação. O caso foi judicializado, e em maio de 2021 o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que ela poderia deixar o PDT sem a perda do mandato. Como resultado, se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB) em setembro de 2021. Nas eleições mais recentes, em 2022, conquistou 337.873 votos.

Atuação na Câmara dos Deputados

Durante seu mandato como deputada federal, Tabata Amaral tem como principais bandeiras à educação, a igualdade de gênero e combate à pobreza.

Em março de 2019, em audiência na Comissão de Educação com então o Ministro da Educação, Ricardo Vélez, a deputada Tabata traçou fortes críticas ao trabalho até então desenvolvido pela pasta. Como resultado da repercussão da sessão, o Ministro foi demitido poucos dias depois. Em 2020, Tabata Amaral também foi uma das principais articuladoras da aprovação do Novo Fundeb, o fundo de financiamento da educação básica, que aumenta recursos destinados a educação pública.

Votou a favor da Reforma da Previdência de 2019 e da Reforma Tributária de 2023. 

Entre suas principais atuações, destacam-se:

Em 2023, presidiu a Frente Parlamentar da Educação, cargo que deixou em fevereiro de 2024.

Reconhecimentos

Tabata Amaral recebeu o Prêmio Excelência Parlamentar pelo Ranking dos Políticos em 2023 e 2024, com uma nota de 8,38 pontos, sendo a 11º melhor parlamentar de São Paulo e a 39º na colocação geral.

Newsletter

Assine nossa newsletter para ficar por dentro de todas as novidades!


© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.