Yury Bruno Alencar Araújo, mais conhecido como Yury do Paredão, nasceu em 31 de maio de 1988, em Juazeiro do Norte, Ceará. É empresário, com atuação principalmente no setor de entretenimento, sendo ligado à produção musical, inclusive à carreira do artista Jonas Esticado. É irmão da vereadora Yanny Brena, também de Juazeiro do Norte.
Yury do Paredão concorreu pela primeira vez a deputado federal em 2022, pelo Partido Liberal (PL), sendo eleito com 90.425 votos. Durante seu mandato, enfrentou tensões internas no PL, chegando a responder a processo de expulsão após aproximações com o governo federal, incluindo registros públicos ao lado do presidente Lula. Posteriormente, migrou para o MDB, partido ao qual está atualmente filiado.
Na Câmara dos Deputados, Yury do Paredão assumiu papel de destaque em diferentes frentes. Foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Urbano em abril de 2025 e, no mesmo ano, designado relator do Orçamento Geral da União para os setores de infraestrutura, transportes, portos, aeroportos, minas e energia. Também passou a presidir a comissão mista responsável por analisar a Medida Provisória nº 1301/2025, que instituiu o programa “Agora Tem Especialistas”, voltado a reduzir filas de espera por médicos especialistas no SUS, abrangendo áreas como oncologia, ginecologia, cardiologia e ortopedia. Além disso, destinou emendas impositivas que somam aproximadamente R$ 50 milhões para sua região de base, o Cariri, priorizando investimentos em saúde, educação e infraestrutura. Yury também criou um “gabinete virtual” para ampliar o diálogo com a população, recebendo críticas e sugestões de forma direta. Em pronunciamentos, destacou temas como o combate à violência contra a mulher, especialmente após o falecimento de sua irmã, a vereadora Yanny Brena, vítima de feminicídio, o que reforçou sua atuação em pautas sociais.
© 2025 Ranking dos Políticos. Todos os direitos reservados.